Saiba como utilizar os serviços on-line do Detran

Os serviços online do DETRAN surgiram para ajudar e facilitar a vida de muitos motoristas e funcionários desse órgão que todos os dias sofriam com inúmeras burocracias e longas filas de espera. Através do site ou aplicativo os cidadãos conseguem solicitar diversos serviços para serem realizados online sem ter a necessidade de comparecer a uma unidade do DETRAN.

Alguns serviços podem ser realizados por representantes, ou seja, terceiros, não necessariamente o próprio cidadão, mas em serviços que necessitam de dados pessoais (foto e assinatura) com coleta de biometria é necessário que seja realizado pelo próprio cidadão, inviabilizando que a realização seja feita por terceiros.

Como solicitar um serviço do DETRAN?

Todos os serviços estão disponíveis o portal e só será necessário que os interessados acessem o site e identifiquem qual a sua necessidade. Para isso é necessário acessar o menu principal de acordo com o assunto desejado, seja ele CNH, veículos, infrações e educação. Após ter acesso a essa parte é só escolher o serviço desejado e ver quais as informações que é preciso ter para solicitar a opção, como por exemplo as condições, onde solicitar, documentos necessários, se deve ser realizado exclusivamente pelo cidadão em questão ou terceiros, se o serviço é pago ou gratuito, quem pode retirar o documento e se o serviço completo pode ser realizado de forma online, sem precisar ter o deslocamento ate um DETRAN.

Através do site do DETRAN os motoristas também possuem acesso a datas de pagamento do IPVA RJ 2022 e de demais localidades e ao número do RENAVAM.

A tecnologia vem ocupando inúmeros setores e atividades com o objetivo de facilitar e simplificar a vida de todos os brasileiros. Serviços que antes levavam horas para serem realizados graças a tecnologia e a conectividade podem ser realizados em poucos minutos, sem a necessidade de deslocamento até órgãos físicos e ainda na palma da mão.

Os benefícios da tecnologia são tantos que permitem que os motoristas não necessitem mais sair com a CNH física sempre que forem andar de carro, eles precisam apenas terem em seu celular a CNH digital e tudo certo. Esse documento digital ficou tão reconhecido que passou a ser aceito como documento oficial em todo território brasileiro.

Para os cidadãos conectados a utilização de serviços online do DETRAN é uma tremenda vantagem pois não precisam mais se dirigir a uma unidade mais próxima e se estressarem com burocracias, sendo possível ter acesso a diversas informações de forma muito mais simples e agradável a eles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *